top of page

The Beatles: Discografia Ranqueada

Introduzindo The Beatles

Sem dúvida, a banda mais popular de todos os tempos. Todo mundo já ouviu falar sobre The Beatles e sobre a marca que deixaram no mundo da música. Ainda hoje, é possível ouvir as músicas deles e tirar um belo proveito. Eles não são, pessoalmente, uma das minhas bandas favoritas, mas estou escrevendo este ranking para compartilhar minha opinião sobre eles. Então vamos lá!

membros do beatles


Número 13: Beatles for Sale

beatles for sale

Há alguns álbuns que acho quase insuportáveis, e este é o primeiro deles. Beatles For Sale não é tão interessante assim, e não gosto do som deles durante a Beatlemania. Para mim, a segunda metade da carreira foi o melhor período da banda, então não há muito mais o que dizer sobre este álbum. Não há nenhuma música de que eu goste, e também acho a capa entediante.


Número 12: Yellow Submarine

Yellow Submarine

Yellow Submarine segue uma direção mais psicodélica. Durante boa parte da carreira dos Beatles, eles usaram substâncias que certamente deixariam o Proerd decepcionado. Ainda assim, há algumas coisas mais toleráveis neste álbum. Apesar da capa feia, algumas músicas se destacam, como a música-título Yellow Submarine, Hey Bulldog e All You Need Is Love. Porém, pessoalmente, acho o segundo lado mais interessante, com os instrumentais compostos por George Martin para o filme de mesmo nome. No final, não é um álbum memorável, e eu também não o recomendaria.


Número 11: Magical Mystery Tour

Magical Mystery Tour

Magical Mystery Tour é outro álbum que não se destaca muito. Algumas das músicas aqui também aparecem em Yellow Submarine, o que é meio ridículo. Mas, nos anos 60, as bandas da época ainda estavam definindo o modelo de Studio Album que temos hoje. Talvez a arte deste álbum seja a mais horrorosa de todas, o que também reflete em algumas nas músicas. Acredito que a melhor seja Flying, que é um instrumental incrível, gosto bastante dela. Outras músicas toleráveis aqui incluem Strawberry Fields Forever e Penny Lane.

E não, eu não gosto de I Am The Walrus.


Número 10: With The Beatles

With the Beatles

Com With The Beatles, começam as músicas realmente boas da banda. De cara, destaco It Won’t Be Long, Till There Was You, Please Mister Postman, Roll Over Beethoven e You Really Got A Hold On Me. Todas são ótimas músicas, e eu as recomendo. Este álbum, especialmente em comparação com o debut, apresenta percussões muito melhores e mais notáveis (Ringo!). Além disso, a capa tem um tom artístico muito bonito.

Normalmente, acho capas que mostram apenas os membros da banda meio sem graça, feias, mas em alguns casos, como nesta e em outras que veremos dos Beatles, eles conseguiram criar uma verdadeira obra de arte!


Número 9: Please Please Me

Please Please Me

O debut da banda, Please Please Me, foi o álbum que deu início à carreira do Fab Four. Apesar de ter outra capa entediante, as músicas são boas, com uma grande ênfase no tema romântico. Dá para perceber que a primeira metade da carreira deles foi mais focada em músicas românticas, enquanto a segunda foi mais experimental.

As músicas mais notáveis aqui são I Saw Her Standing There, Misery, Please Please Me, Love Me Do e Twist and Shout. Essa última, especialmente, é a minha favorita deste lançamento. Pelo que parece, a maior parte das músicas deste álbum são covers, mas a única que tenho certeza é Twist and Shout. Se quiser saber mais, recomendo dar uma pesquisada no Google.


Número 8: A Hard Day's Night

A Hard Day's Night

No geral, A Hard Day’s Night tem um som mais refinado e soa melhor do que os álbuns anteriores nesta lista, mas, para ser sincero, a única música que realmente se destaca para mim é a música-título, mas pelo menos a arte do álbum também é interessante.

Aparentemente, os Beatles também eram estrelas de cinema, e este álbum foi feito especialmente para o filme deles de mesmo nome. Nunca assisti ao filme e nem pretendo assistir... Vamos ao próximo item!


Número 7: Help!

Help!

O salto de qualidade entre os álbuns anteriores e este, Help!, é grande, e teremos outro salto significativo no próximo item da lista. A capa é legal, mas não há muito mais o que comentar sobre ela. Já as músicas, é aqui que o álbum realmente brilha.

As minhas favoritas são Help!, Another Girl, You’re Going to Lose That Girl, Ticket to Ride e Act Naturally. No geral, acredito que este álbum, do início ao fim, é um bom lançamento. Sendo assim, é o primeiro deste ranking que eu realmente recomendaria você ouvir.


Número 6: Let It Be

Let It Be

O último álbum feito pela banda, Let It Be, foi basicamente produzido enquanto a banda estava se dissolvendo, um processo que já havia começado nos álbuns anteriores. Este álbum retorna ao som da Beatlemania, mas com uma abordagem renovada, e acredito que o que foi feito aqui é muito melhor do que o material dessa fase inicial da banda.

As músicas que destaco são Two of Us, Dig a Pony, Let It Be, I’ve Got a Feeling, One After 909 e Get Back, todas muito boas. No geral, esse álbum também é uma ótima experiência do começo ao fim.


Número 5: Rubber Soul

Rubber Soul

Considerado por alguns o melhor álbum da banda, Rubber Soul foi o lançamento em que os Beatles começaram a se aprofundar na experimentação e a incorporar elementos do Rock Psicodélico em seu som. A capa também é bonita, embora mostre apenas os membros da banda, a direção de arte é bem interessante.

As melhores músicas deste álbum são Drive My Car, Norwegian Wood, Nowhere Man, I’m Looking Through You, In My Life e Wait. No geral, é um dos melhores álbuns que eles já lançaram, e eu recomendaria muito que você o ouvisse. Você deve ouvir Rubber Soul pelo menos uma vez na sua vida.


Número 4: Revolver

Revolver

Revolver também é considerado, por alguns, o melhor álbum que a banda já fez. O mesmo pode ser dito sobre os próximos itens desta lista, todos álbuns incríveis de se ouvir. A capa deste também é muito boa, com os vários desenhos dos quatro membros da banda, certamente uma arte memorável.

Foi neste lançamento, parcialmente junto com o álbum anterior da lista, que os Beatles se distanciaram das músicas focadas em temas românticos e inovaram ao experimentar com conceitos ainda não explorados na década de 60.

As músicas que eu diria que se destacam aqui são Taxman, Eleanor Rigby, I’m Only Sleeping, And Your Bird Can Sing e Tomorrow Never Knows. Todas são muito boas. A esta altura, provavelmente este é um álbum que você já ouviu, então deve entender o quão bom ele é.


Número 3: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi o álbum que definiu o termo 'Concept Album', onde todas as músicas fazem parte de uma narrativa que vai do começo ao fim. Ouvir um álbum conceitual é como assistir a um filme. Em essência, Sgt. Pepper's fala sobre a banda daquele maluco aí, que definitivamente é muito louco, com uma gurizada muito louca, tocando músicas e fazendo shows muito loucos, assim como podemos ver na própria arte do álbum.

As músicas que se destacam são Lucy in the Sky with Diamonds, Getting Better, Within You Without You e Lovely Rita, mas a melhor de todas é A Day in the Life. Para mim, essa música pode ser considerada a melhor que os Beatles já fizeram durante toda a carreira, mas, de forma geral, acredito que este não seja o melhor álbum da banda.


Número 2: Abbey Road

Abbey Road

Abbey Road foi o último álbum que a banda gravou antes de se separarem por completo. Creio que as músicas desse álbum têm o som mais moderno de todos. Você poderia ouvir e achar que são parte de um álbum lançado nos últimos 20 anos, algo que também penso sobre o Pink Floyd, que tem esse 'som moderno' de uma forma muito similar ao que vejo também nesse álbum dos Beatles. A capa do álbum também é icônica, todo mundo já viu essa imagem em algum lugar, seja ela mesma, uma paródia ou uma composição inspirada nela.

Das músicas desse lançamento, as que eu diria que se destacam são Come Together, Oh! Darling, I Want You (She’s So Heavy), Here Comes the Sun, Sun King e Polythene Pam. Mas, no geral, assim como em muitos outros álbuns igualmente incríveis, recomendo ouvir o lançamento completo, de início a fim.


Número 1: The Beatles (The White Album)

The White Album

The Beatles (The White Album) é o meu favorito dessa banda. Normalmente, não curto álbuns muito longos (Double Album), prefiro aqueles que têm entre 30 e 50 minutos de duração, porque, geralmente, sinto que a experiência se estende demais e perde a graça. Mas, no caso deste álbum, não há um momento em que a duração me incomode, o tempo usado pela experiência é muito bem aproveitado.

Sobre a arte, não há muito o que dizer, é tudo branco, com o nome da banda estampado em um canto. Agora, sobre as músicas, aqui estão algumas das melhores que os Beatles fizeram em sua carreira inteira: Back in the U.S.S.R., Ob-La-Di, Ob-La-Da, While My Guitar Gently Weeps, Happiness Is a Warm Gun, Sexy Sadie, Helter Skelter e Savoy Truffle.

Assim como no álbum anterior deste ranking, esse álbum abrange múltiplos gêneros variados. The Beatles foi, indiretamente ou diretamente, o álbum que deu origem a gêneros como Hard Rock, Heavy Metal, entre outros, que hoje são tão comuns no mundo da música.

Comments


bottom of page