top of page

Metallica: Discografia Ranqueada

Introdução ao Metallica

Metallica Banda

O Metallica é uma banda a qual não precisa de muita introdução. Grande parte das pessoas já ouviu alguma música do self-titled, mais conhecido como Black Album, enquanto que há aqueles fãs mais "hardcore" que gostam só dos primeiros álbuns. É uma banda que experimentou com diferentes estilos ao longo da carreira e que acabou influenciando muito o cenário da música e do Metal no geral. Neste post, estaremos fazendo um Ranking da discografia completa dessa banda. Sendo assim, bora lá!


Número 13: Lulu

Lulu

O Lulu é um álbum no qual os vocais são terríveis, simplesmente péssimos. No quesito instrumental, ele também é ruim, com um som muito semelhante ao do próximo colocado deste Ranking - pelo menos, a bateria não parece com um monte de lata se batendo. A arte do álbum também é terrível, e aqui temos a clássica linha "I am the Table", o trecho mais filosófico de letra que a banda já fez. Outro problema gravíssimo é que esse álbum tem uma hora e meia de duração... Tempo demais desperdiçado...

O que tenho de dizer de positivo desse álbum são as duas músicas "Cheat On Me" e "Junior Dad", as quais são faixas que eu gostei, porém, não são boas o suficiente para elevar o resto do lixo que encontramos aqui.


Número 12: St. Anger

St. Anger

O St. Anger é infelizmente um álbum que tinha muito potencial, porém, foi totalmente desperdiçado - combinação dos problemas que a banda tinha na época, junto da péssima mixagem (a bateria soa como uma lata levando paulada). Aqui há músicas como "St. Anger", "Some Kind Of Monster" e "Invisible Kid", as quais eu gostei, porém, até elas têm os seus problemas - devido às questões as quais já mencionei anteriormente. A arte é memorável, pelo menos não é tão feia quanto a do item anterior. No fim, o álbum acaba merecendo essa posição nesse Ranking e não há muito o que se pode fazer.


Número 11: Garage Inc.

Garage Inc.

Decidimos incluir o Garage Inc. nesse Ranking, apesar dele ser apenas um álbum de covers feitos pelo Metallica, os quais foram selecionados de várias bandas curiosas, todas influências que levaram o Metallica a desenvolver o seu som e sua música. Ele merece essa posição pois é uma lançamento preferível aos itens anteriores do Ranking, apesar de não ter músicas originais.


Número 10: Kill 'Em All

Kill 'Em All

O debut da banda, Kill 'Em All, é um álbum... Ruim. Não penso nas músicas como sendo memoráveis, com exceção do "Seek & Destroy", a única a qual realmente gostei desse lançamento - me dizem que elas são ótimas para mosh pit. No fim, eu compreendo o motivo das gravadoras não quererem distribuir este álbum... Julgando o Metallica apenas por ele, não diria que um dia eles chegariam a lançar os grandiosos álbuns os quais eles eventualmente lançariam.


Número 9: Reload

Reload

Reload é o segundo dos dois álbuns bem experimentais que a banda lançou nos anos 90, tentando seguir numa direção mais do Metal Alternativo, e eu diria que estes também foram muito inspirados pelo Grunge e queriam fazer algo mais ou menos parecido com ele. Apesar de que a música não é necessariamente ruim, também não diria que ela é muito memorável - as faixas que se destacam são "Fuel", "The Memory Remains", "Devil's Dance", "The Unforgiven II", "Low Man's Lyric" e "Fixxxer", já o resto, não faz diferença. Por fim, temos essa capa... Que tem uma história bem nojenta por trás.


Número 8: Load

Load

Load é o primeiro dos dois álbuns que havia mencionado no item anterior. Este acaba sendo o melhor de ambos, porém, no geral, a música dá no mesmo. Nem preciso falar da capa e sua história nojenta, então vamos falar das músicas mais memoráveis aqui: "The House Jack Built", "Until It Sleeps", "King Nothing", "Hero of the Day", "Bleeding Me" e "The Outlaw Torn". Já o resto, assim como falei das músicas do Reload, não fazem muita diferença.


Número 7: Hardwired... To Self-Destruct

Hardwired... To Self-Destruct

Assim como toda banda de Rock/Metal tem sua fase Progressiva, vemos isso a partir do Hardwired... To Self-Destruct. Aqui o Metallica se tornou uma banda de Thrash Metal Progressivo. Ele também é o primeiro álbum deste Ranking o qual eu diria que todas as músicas são boas, não há uma única faixa ruim neste lançamento. Até a arte dele é muito boa, acho ela interessante. Antes de ir ao próximo item, vou listar as melhores músicas daqui: "Hardwired", "Moth Into Flame", "Halo On Fire", "Confusion", "Here Comes Revenge" e "Spit Out The Bone", mas eu recomendaria que você ouvisse esse álbum inteiro, de início a fim.


Número 6: 72 Seasons

72 Seasons

O 72 Seasons é o álbum mais recente da banda. Ele tem músicas mais longas e possui uma ênfase maior no Thrash Metal Progressivo o qual a banda fez no último lançamento. As melhores músicas dele são "72 Seasons", "Shadows Follow", "Screaming Suicide", "You Must Burn!", "Lux Æterna", "Room of Mirrors" e "Inamorata", mas, assim como o item anterior, ele é um lançamento o qual você deveria ouvir de início a fim, pois todas as músicas são boas. Por fim, posso dizer que a arte é muito bonita, só não gosto como desmembraram a logo da banda e mantiveram apenas o M nela.


Número 5: Death Magnetic

Death Magnetic

Death Magnetic foi uma tentativa da banda de retornar a um som mais clássico, mais nostálgico. Até mesmo a mixagem do álbum reflete isso, com uma qualidade de som mais baixa, um som mais abafado, e há momentos em que os instrumentos ficam meio estourados - pessoalmente, acho que isso mais fere o álbum do que melhora ele, com uma mixagem boa, quem sabe, esse teria acabado mais alto no Ranking.

A arte é muito bonita, uma das melhores da carreira deles, e já se falando da música, as que se destacam aqui são "That Was Just Your Life", "The End Of The Line", "Broken, Beat & Scarred", "The Unforgiven III", "Suicide & Redemption" e "My Apocalypse". Se você espera por um lançamento moderno do Metallica baseado no conteúdo clássico da banda, então este é um álbum que você vai gostar.


Número 4: Metallica

Metallica

Sem dúvidas o álbum mais popular da banda, o Metallica, mais conhecido como Black Album, é um lançamento interessante. Penso que ele tem as letras mais deprimentes de toda a discografia da banda, ainda assim, devido à forma que a banda toca - um som totalmente comercial - esse tom entristecido não é evidente. Por isso (e mais alguns outros motivos, imagino eu), ele acabou sendo o lançamento mais popular da banda.

Não há muito o que falar da arte, mas posso falar das músicas, e aquelas que se destacam aqui são "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters", mas no geral, é um álbum muito bom de início a fim, e recomendaria você ouvir ele pelo menos uma vez - se já não é que você já o ouviu.


Número 3: Master Of Puppets

Master Of Puppets

Master of Puppets é um álbum bastante interessante. Ele é mais focado no Thrash clássico da banda, porém, aqui há muitos elementos de Thrash Metal Progressivo, um fator o qual faz eu acabar gostando desse álbum bem mais do que os outros. O que acompanha a música é uma capa igualmente memorável. Se falando já da música, aquelas que mais se destacam são "Battery", "Master Of Puppets", "The Thing That Should Not Be", "Welcome Home (Sanitarium)" e "Orion", mas, não querendo me repetir muito... Ele compensa ouvir de início a fim!


Número 2: ...And Justice for All

...And Justice for All

Pessoalmente, eu colocaria o ...And Justice for All como primeiro lugar, mas meu sócio queria o outro álbum nessa posição... Então aqui estamos! Gosto tanto desse lançamento pois ele foi o primeiro álbum que a banda fez o qual é puramente um álbum de Thrash Metal Progressivo, um álbum perfeito, inclusive. A arte é muito bonita e representa bem a música, e todas as faixas se destacam: "Blackened", "...And Justice for All", "Eye of the Beholder", "One", "The Shortest Straw", "Harvester of Sorrow", "The Frayed Ends of Sanity", "To Live is to Die" e "Dyers Eve". Se você é alguém que curte mais um som de Metal Progressivo, de bandas como Opeth, Leprous, etc, então esse é o álbum que eu recomendaria você começar a discografia do Metallica.


Número 1: Ride The Lightning

Ride The Lightning

Ride The Lightning é um álbum extremamente barulhento - justo, pois é um lançamento de Thrash Metal puro, e o melhor da banda nesse quesito. A arte dele é muito memorável, representa bem o conceito do álbum, e também é a capa a qual a logo da banda está no seu formato mais bonito - raios! Raios! Raios!

Se falando da música, todas as faixas aqui são memoráveis: "Fight Fire With Fire", "Ride The Lightning", "For Whom The Bell Tolls", "Fade To Black", "Trapped Under Ice", "Escape", "Creeping Death" e "The Call Of Ktulu". Eu compreendo porque o meu sócio queria este tanto como o primeiro colocado assim... Então, aqui estamos, este lançamento merece essa posição então!

Comentários


bottom of page