Kansas: Discografia Ranqueada
- Jäger Gislon
- 27 de jul.
- 6 min de leitura
Introdução ao Kansas

Kansas é uma banda a qual nos proporcionou uma das músicas mais icônicas de todos os tempos. Uma das poucas bandas de Rock Progressivo - até onde eu sei - dos Estados Unidos, acabou sendo um grupo o qual eu desenvolvi um certo interesse e acabei ouvindo a discografia completa por trás deles. Acabou que grande parte dos álbuns são esquecíveis, nem chegam aos pés dos grandes lançamentos da banda, mas de qualquer forma, assim sendo, aqui temos um Ranking completo de sua discografia!
Número 14: Audio-Visions

De todos os álbuns já feitos pelo Kansas, acaba que um precisa ficar no fundo do poço. Esse será o álbum intitulado Audio-Visions, o qual é totalmente esquecível e uma sombra do quão memorável a banda já havia sido no seu passado. O que posso falar de positivo aqui é que pelo menos a banda manteve um som decente, mas a única música que se destaca é a "Relentless", e além disso, acho a arte interessante, acabando por aí tudo o que tenho a dizer.
Número 13: Power

Power é o álbum com a arte mais feia já feita pela banda, mas, pelo menos, a música aqui é mais memorável do que aquela do item anterior. As faixas que se destacam seriam "Secret Service" e "We're Not Alone Anymore", porém, ainda assim, essas músicas não se comparam à era de ouro da banda - o seu início - e esta posição é adequada.
Número 12: Drastic Measures

Drastic Measures não é um passo muito além do item anterior, ele apenas é menos pior. As únicas músicas de interesse aqui são "Mainstream" e "Going Through the Motions", e o resto do lançamento é esquecível e tedioso. A banda começou com um Rock Progressivo muito memorável, mas infelizmente, decidiram seguir numa direção mais comercial, só nos anos mais recentes voltando ao som original. Por causa disso, veremos aqui nos piores colocados os álbuns mais ou menos lançados nessa época.
Número 11: Vinyl Confessions

Vinyl Confessions é novamente, um álbum de um Rock comercial esquecível e tedioso, muito similar ao item anterior deste Ranking. A diferença principal que eu diria é que esse pelo menos tem uma capa mais interessante do que aquele. Por fim, as músicas que se destacam aqui são "Play the Game Tonight" e "Fair Exchange", acabando por aí o que se pode tirar de bom desse álbum.
Número 10: In The Spirit Of Things

In The Spirit Of Things é muito similar aos dois últimos itens desse Ranking, a diferença principal é que aqui o Kansas conseguiu, pelo menos, fazer uma música mais memorável do que nos outros dois. Posso destacar as faixas "Ghosts", "One Big Sky", "One Man, One Heart" e "Bells Of Saint James" como sendo as melhores do álbum. Também posso dizer que a arte do álbum é a mais interessante até então. A partir daqui, vamos começar a ver os álbuns verdadeiramente bons que a banda fez.
Número 9: Masque

Masque é um álbum com uma arte bizarra. A música dele, porém, é muito boa. Sendo um dos primeiros álbuns pela banda, é um daqueles álbuns o qual o gênero principal é o Rock Progressivo, e sendo assim, acabou sendo um dos bons álbuns feitos pelo Kansas. Apesar de ter sido o sophomore pelos rapazes, acaba que o debut e o terceiro lançamento ficaram muito mais à frente, adivinhe por qual motivo? Pois eles têm uma ênfase bem maior no Rock Progressivo do que este... Bem, por fim, posso mencionar que a música número um desse álbum é a "Icarus - Borne on Wings of Steel", mas eu diria que o álbum de início a fim mantém um ótimo nível de qualidade.
Número 8: Freaks of Nature

Freaks of Nature é um dos álbuns mais recentes feitos pela banda. Ele se destaca no quesito de ser um álbum que mistura o Rock Progressivo da banda com um Rock parcialmente Psicodélico, sendo assim, um álbum único na discografia da banda. A arte dele remete muito bem ao que estou dizendo. Já sobre as faixas que se destacam, temos "I Can Fly", "Desperate Times", "Hope Once Again", "Need" e "Cold Gray Morning", então são essas as quais eu recomendaria você ouvir, no caso de você ter ficado interessado nesse álbum.
Número 7: The Prelude Implicit

O primeiro álbum verdadeiramente de Rock Progressivo neste Ranking, The Prelude Implicit é um álbum muito bom e o qual eu recomendo bastante. Além de ter uma capa linda como essa, temos aqui também várias músicas memoráveis pelo Kansas: "With This Heart", "Visibility Zero", "Rhythm in the Spirit", "The Voyage of Eight Eighteen", "Camouflage", "Crowded Isolation" e "Section 60", para nomear algumas, mas eu recomendaria você ouvir esse álbum inteiro, pois ele é um lançamento bom nesse tanto!
Número 6: The Absence of Presence

The Absence of Presence é o álbum mais recente feito pela banda. Ele é o álbum com a maior ênfase no Rock Progressivo já feito pela banda (mais ainda do que o primeiro e segundo colocados desse Ranking!). Além de ter essa arte linda, as músicas também são muito boas. Não irei listar todas as faixas aqui, mas eu diria que as melhores são "The Absence of Presence", "Throwing Mountains", "Jets Overhead", "Memories Down the Line", "Never" e "The Song the River Sang", então, se quiser ouvir as pérolas dessa lançamento, aí estão elas.
Número 5: Monolith

Monolith foi o último álbum que o Kansas lançou antes de seguir em cheio com a direção do Rock Comercial que eles fizeram no meio da carreira. Esse álbum tem uma mistura de ambos os mundos, muita influência daqueles primeiros elementos, mas ainda assim, os melhores aspectos do tipo de música o qual eles fariam em seguir, e por causa desses motivos, coloco este álbum nessa colocação. As melhores músicas aqui são "On the Other Side", "People of the South Wind", "Angels Have Fallen", "How My Soul Cries Out for You" e "A Glimpse of Home". Por fim, posso falar que a arte é muito bonita. Inesperadamente acabou sendo um dos melhores álbuns feitos pelo Kansas.
Número 4: Song For America

Song For America é um dos primeiros álbuns da banda, mais um com aquele som do Rock Progressivo. Este lançamento em especial, eu diria que tem uma estética muito similar ao Rock Progressivo Britânico, em comparação à bandas como King Crimson e Yes, e por esse motivo, pode-se dizer que é o álbum mais sonoramente clássico da banda. Já no que se trata da arte, não acho ela muito interessante, mas ainda assim, não é feia. As músicas que se destacam aqui são "Down the Road", "Song for America", "Lamplight Symphony", "Lonely Street" e "Incomudro-Hymn to the Atman". Porém, creio que há outros álbuns que ainda assim, são melhores do que este.
Número 3: Kansas

Kansas foi o debut pela banda Kansas. Normalmente, quando uma banda de Rock Progressivo lança um debut tão memorável, é difícil para ela se superar com lançamentos futuros... Dessa forma, vemos como ele acabou como o terceiro colocado neste Ranking! Já se falando da arte, acho ela uma das mais bonitas da discografia, mas pulando desse assunto e falando do que realmente importa - a música - esse é mais um álbum o qual eu recomendaria você ouvir de início a fim.
Algumas faixas que se destacam são "Can I Tell You", "Lonely Wind", "Belexes", "Journey from Mariabronn", "Apercu" e "Death of Mother Nature Suite", as quais são músicas incríveis. Outra coisa também de interessante nesse álbum é que há certas músicas as quais soam muito similares às primeiras feitas pelo Iron Maiden - mas talvez eu seja muito louco por pensar isso...
Número 2: Point of Know Return

Point of Know Return é um álbum interessante. Ele não tem músicas longas, porém, mantém o som do Rock Progressivo muito bem. As músicas aqui presentes são leais ao gênero e são memoráveis. Dessa forma, acho justo que ele acabe como segundo colocado do Ranking. Outra coisa também memorável desse álbum é a sua capa, o que me fez imediatamente reconhecê-lo quando estava assistindo Supernatural (num episódio o qual o Dean pega um vinil desse lançamento por questão de uns 5 segundos).
Deixando os assuntos supérfluos de lado, vamos falar das músicas, onde é o ponto o qual eu normalmente iria listar aquelas que se destacam, porém, não vou listar todas as músicas do álbum - pois são todas memoráveis. Porém, o que eu farei aqui é falar qual a minha música favorita dele: "Dust in the Wind".
Número 1: Leftoverture

Leftoverture é o primeiro colocado desse Ranking e isso de forma muito merecida. Não apenas o álbum com o tom musical mais memorável pelo Kansas, mas também o lançamento com a capa e as faixas mais memoráveis também. As músicas aqui presentes são "The Wall", "What's on My Mind", "Miracles out Nowhere", "Opus Insert", "Questions of My Childhood", "Cheyenne Anthem" e "Magnum Opus", mas a minha favorita seria a "Carry on Wayward Son". Se tem um álbum essencial o qual eu diria para você ouvir do Kansas, esse é ele.
Comments