top of page

Summoning: Discografia Ranqueada

Atualizado: 13 de out.

Introdução ao Summoning

Summoning

Summoning é uma banda Austríaca de Black Metal Atmosférico totalmente inspirada no universo do Senhor dos Anéis, característica a qual me atraiu e me incentivou a ouvir a discografia completa dessa da mesma (como estou lendo os livros novamente, e que experiência essa é!). Sendo uma das bandas mais memoráveis de Black Metal - considerada por alguns a melhor de todos os tempos - acabou que decidi fazer o meu Ranking da discografia completa desse duo icônico. Sendo assim, bora lá!


Número 9: Nightshade Forests

Nightshade Forests

Em último lugar, o Nightshade Forests não é tanto um álbum, mas sim um EP. Nele há apenas quatro músicas, e dessas quatro músicas, acho as duas primeiras interessantes: "Mirkwood" e "Kortirion Among the Trees". As duas músicas seguintes, "Flesh and Blood" e "Habbanan Beneath the Stars" não são ruins, porém, não são tão boas quanto as primeiras. Por este ser um lançamento não tão memorável assim e por eu gostar de ouvir apenas as duas primeiras músicas, decidi colocá-lo na última posição neste Ranking.


Número 8: With Doom We Come

With Doom We Come

With Doom We Come é o álbum mais recente pela banda. Esse lançamento não tem apenas o som clássico de Black Metal Atmosférico/Sinfônico da banda, mas também é um pouco puxado para o lado do Doom Metal - pelo menos, aos meus ouvidos ele soa dessa forma. A arte da capa não é uma das minhas favoritas, enquanto que, falando da música em si, as faixas que diria que são boas seriam "Tar-Calion", "Carcharoth", "Herumor", "Mirklands", "Night Fell Behind" e, por fim "With Doom I Come". No geral, não é um álbum ruim, apenas está nessa posição pois foram lançados outros álbuns mais interessantes, os quais acabaram em posições mais altas.


Número 7: Lugburz

Lugburz

Lugburz é o álbum mais diferente da discografia do Summoning, pois, de todos os álbuns lançados pela banda, ele é o mais puxado àquele som clássico do Black Metal, sem os elementos épicos e sinfônicos que seriam introduzidos posteriormente na Discografia. Gosto do som desse álbum, ele é muito bom e se destaca em comparação a Debuts de outras bandas de Black Metal.

A arte do álbum também é memorável, assim como as suas músicas são todas muito boas, mas aquelas que diria que se destacam são "Grey Heavens", "Flight of the Nazgul", "Through the Valley of the Frozen Kingdom", "Dragons of Time" e "Moondance". No fim, esse lançamento acaba nessa posição, precisamente, devido a falta daqueles elementos característicos da banda os quais foram introduzidos no seu Sophomore.


Número 6: Dol Guldur

Dol Guldur

Você sabe que Dol Guldur é um álbum bom quando vê que ele tem 4 músicas de 10 minutos cada em sequência ("Nightshade Forests", "Elfstone", "Khazad Dum" e "Kor"). Além dessas músicas, há também outras duas ótimas em "Unto a Long Glory..." e "Over Old Hills", que fecham o álbum com chave de ouro. Acho que a única coisa que eu poderia reclamar desse álbum é a capa, acho ela verde demais, mas pelo menos a foto no meio é intrigante, muito atmosférica (e, graças à ela, é como eu imagino Dol Guldur quando o mesmo é mencionado nos livros).


Número 5: Old Mornings Dawn

Old Mornings Dawn

Old Mornings Dawn é o segundo álbum mais recente da banda. Ele também tem um som mais puxado para o lado do Doom Metal e uma ênfase atmosférica mais pesada, o que contribuiu para eu gostar dele mais ainda. Seguindo já sobre a arte, essa capa é uma das minhas favoritas de toda a discografia do Summoning, simplesmente linda demais e combina muito bem com a temática desse lançamento.

Já das músicas em si, penso que todas são ótimas. Aqui temos "Evernight", "Flammifer", "Old Mornings Dawn", "The White Tower", "Caradhras", "Of Pale White Morns and Darkened Eves", "The Wandering Fire" e "Earthshine", em ordem como escrevi, presentes no álbum. No geral, é um lançamento muito bom, e caso você seja aquele cara que prefere um Doom Metal, esse álbum é o que iria recomendar você ouvir primeiro da discografia do Summoning.


Número 4: Oath Bound

Oath Bound

Oath Bound é um álbum simplesmente incrível. A arte dele é a minha favorita de toda a discografia da banda, enquanto que nesse lançamento, podemos encontrar a minha música favorita da banda, "Land of the Dead" - a qual, creio eu, seja também a música favorita de muitos dos fãs dessa banda. Curiosamente, a primeira vez que ouvi essa música foi pelo cover feito pelo Eldamar. Olha que curioso!

As outras músicas que temos nesse álbum (todas, também, impecáveis) são "Bauglir", "Across the Streaming Tide", "Mirdautas Vras", "Might and Glory", "Beleriand", "Northward" e "Menegroth". Dependendo do dia, sinto que poderia colocar esse lançamento como sendo o meu favorito, mas no fim, acaba que como o Summoning é uma das melhores bandas de todos os tempos - assim como um pode-o argumentar - muitos de seus álbuns podem ser os favoritos de tal pessoa, aí seria mais questão de gosto pessoal, e talvez esse seja o seu álbum favorito do Summoning.


Número 3: Let Mortal Heroes Sing Your Fame

Let Mortal Heroes Sing Your Fame

Let Mortal Heroes Sing Your Fame é o lançamento mais épico feito pelo Summoning. Ele é o mais Sinfônico e que mais usa Sampling para aperfeiçoar a atmosfera do lançamento... A arte do álbum também é boa, intrigante, e combina com a música, apesar de que não acho ela a mais bonita de todas que a banda já fez. No que se trata a música, aqui temos "A New Power's Rising", "South Away", "In Hollow Halls Beneath the Fells", "Our Foes Shall Fall", "The Mountain King's Return", "Runes of Power", "Ashen Cold" e "Farewell". Apesar desse não ser o meu número 1 nesse Ranking, ele certamente foi o álbum cujo qual mais dei replays de toda a discografia do Summoning, isso é uma certeza.


Número 2: Stronghold

Stronghold

Stronghold é um daqueles álbuns cujos elementos são muito bem balanceados - a parte Atmosférica, a parte Sinfônica e a parte Black Metal em si. Além do Debut, esse é um dos álbuns com o som mais pesado de toda a discografia dessa banda. As músicas que eu diria que se destacam mais são "Rhûn", "The Glory Disappears", "The Rotting Horse on the Deadly Ground", "The Shadow Lies Frozen on the Hills", "The Loud Music of the Sky" e "A Distant Flame Before the Sun". Mas, no geral, é um álbum que você deveria ouvir de início a fim.

A última coisa que eu poderia falar aqui é sobre a arte, a qual, também, gosto muito e combina muito bem com o estilo do álbum.


Número 1: Minas Morgul

Minas Morgul

Minas Morgul foi o Sophomore do Summoning, o álbum onde eles estabeleceram o seu som o qual todos os lançamentos subsequentes também possuem. As minhas músicas favoritas aqui são "Orthanc", "Ungolianth", "Lugburz" e "Dagor Bragollach", mas nesse álbum também temos "Morthond", "The Passing of the Grey Company", "Marching Homewards" e "Dor Daedeloth", os quais chegam perto do topo de qualidade dessas minhas favoritas - juntamente com as outras músicas não mencionadas aqui.

A arte do álbum é icônica (apesar de que o desenho não é realmente de Minas Morgul, mas é parecido o suficiente...). De qualquer forma, assim como digo algumas vezes, é um álbum o qual recomendo você ouvir de início a fim. Ele certamente merece essa posição nesse Ranking.

Comentários


bottom of page