Imperador Deus de Duna: o Livro mais louco de toda a saga
- Jäger Gislon
- 26 de jan.
- 3 min de leitura
Introdução à Imperador Deus de Duna

Imperador Deus de Duna é o quarto livro da saga de Duna e, sem dúvidas, é o livro mais louco e filosófico de toda a série. Saiba que teremos spoilers nessa postagem, então caso não queria ser exposto ao que acontece futuramente na série, recomendo que leia o livro antes de ler este artigo, ou se preferir, aqui segue um link para um vídeo contando a história completa do livro - o qual eu mesmo fiz.
Basicamente, continuamos a história de Leto II, o qual abandona sua humanidade para se tornar o Imperador Deus e reina o Imperium por mais de 3.500 anos. Como os vermes de areia acabam extintos ainda nos primeiros 200 anos de seu reinado, o próprio corpo de verme do Leto é a única fonte de Mélange no Imperium, dessa forma, ninguém o pode desafiar, pois se o fizerem, não haverá mais a especiaria.
Duncan Idaho é reencarnado como Ghola centenas de vezes, porém o número total nunca nos é confirmado. Tudo o que sabemos é que, Moneo, o senescal Atreides, descendente de Ghanima e Harq al-Ada, menciona que apenas 19 Duncans morreram de causas naturais durante o reinado de Leto II. Todos os outros Gholas acabam morrendo de formas violentas, pois, Idaho sempre acaba se rebelando contra a tirania do Imperador Deus, e vemos que o Ghola atual, presente na maior parte desse livro, também se rebela contra Leto II. Diferentemente dos outros, ele consegue se vingar do Imperador e o mata com ajuda de Siona Atreides, filha de Moneo.
Graças a Siona a o novo Duncan, Leto II retorna às areias e Arrakis, o planeta se tornará novamente um deserto e os vermes retornarão. Mas até lá, teremos a dispersão. A humanidade abandonará o que será chamado de "Velho Imperium" e irá se espalhar por toda a galáxia, dessa forma, impossibilitando que o ser humano jamais seja extinto.
Leto II havia pego o projeto de reprodução seletiva das Bene Gesserit para si mesmo e acabou desenvolvendo Siona, a qual possui genes invisíveis ao poder do oráculo. Isso quer dizer que ninguém com presciência, nem sequer Leto, conseguem enxergar Siona nas suas visões. Não apenas isso, mas todos os descendentes dela também irão herdar essa característica - jamais haverá um tirano ou Imperador controlando o universo, graças a Leto II. Esse, no fim, era apenas mais um dos objetivos de seu caminho dourado.
Em paralelo, temos mencionado que a humanidade teria sido extinta, fosse não por Leto no poder. Nunca é confirmado o que teria levado a humanidade à extinção, mas acredito eu, que teria sido alguma tecnologia desenvolvida por Ix. Nesse livro temos Malky, basicamente líder da coalisão dos rebeldes do Imperium contra Leto. Ele desenvolve uma tecnologia chamada não-sala, a qual serve como um escudo que também protege qualquer pessoa dentro dele contra o oráculo - assim temos genética e tecnologia contra o poder do Imperador. Acaba que Malky morre mais pelo final do livro, e pelo que me dá a entender, com ele morreu o risco da humanidade ser extinta, então aqui vai minha teoria de forma bem resumida: se Leto não tivesse escravizado a humanidade por 3.500 anos, os Ixianos teriam criado alguma tecnologia que teria destruído e levado a humanidade à extinção.
Como veremos nos próximos livros, Ix se tornará irrelevante, ainda mais com o retorno das pessoas da dispersão, então Leto foi super bem-sucedido em acabar com a ameaça de Ix por toda a eternidade.
É impossível que eu fale sobre todos os pontos principais desse livro e as mensagens filosóficas dele, então recomendo que você leia o livro por conta, ou, se preferir, assistir o meu vídeo contando a história completa dele.
Ler Imperador Deus de Duna é como se você estivesse lendo registros históricos - parcialmente mitológicos, lendários - sobre algo que aconteceu há muito tempo atrás. O primeiro e último capítulos do livro são um documento histórico: Dar-es-Balat, falando sobre o reinado do tirano, assim como as Bene Gesserit o intitulam. Temos os arquivos Welbeck, também há um capítulo, uma transcrição de uma conversa que Moneo teve com Siona. Ler este livro é uma experiência única!
Anteriormente achava Filhos de Duna o melhor livro da série, mas após ler novamente e fazer aquele vídeo da história completa deste, acaba que mudei de opinião - Imperador Deus de Duna é o melhor livro da saga inteira!
Comentários