Fleetwood Mac: Discografia Ranqueada
- Jäger Gislon

- 7 de fev.
- 9 min de leitura
Introdução ao Fleetwood Mac

Fleetwood Mac é uma das bandas de Blues Rock e Pop-Rock mais populares de todos os tempos. Quem nunca ouviu alguma música do Rumours, Tango in the Night ou de um dos outros álbuns da banda? Definitivamente você já ouviu eles, e com isso, aqui temos um ranking que fiz do pior ao melhor álbum que o Fleetwood Mac já fez.
Número 17: Future Games

Future Games é um álbum tedioso e sem essência. A capa é igualmente tediosa. Algumas músicas são mais ou menos, como Woman of 1000 Years, Sands of Time e Future Games. A banda meio que tentou fazer um álbum com elementos de Rock Progressivo, mas o resultado acabou não sendo muito bom, e dessa forma, ele fica aqui, no fundo do ranking como pior lançamento deles.
Número 16: Peter Green's Fleetwood Mac

Fleetwood Mac, ou Peter Green's Fleetwood Mac, como alguns o chamam, foi o debut da banda. Aqui o som é completamente diferente daquele o qual eles viriam a ser conhecidos por. O som é muito mais cru, mais improvisado, na essência do Blues Rock o qual nunca abandonou a banda, mas também, há aquele Rock & Roll dos anos 60, som o qual os Beatles tocaram bastante nos seus primeiros álbuns.
A capa não é nada demais, e as músicas em si não são péssimas, mas penso que também não são memoráveis de nenhum jeito. Acho que a melhor daqui, não por ser uma música realmente boa mas sim uma música besta e divertida de se ouvir seria Shake Your Moneymaker.
Número 15: Mr. Wonderful

Mr. Wonderful, em sua essência, é basicamente a mesma coisa que o item anterior da lista, porém, tocado de uma forma mais competente e com músicas mais memoráveis, apesar de ter uma arte horrível, "creem em Deus-pai". As músicas que aqui se destacam seriam Stop Messin' Round, I've Lost My Baby, Rollin' Man, Love That Burns e Doctor Brown, e de resto, é um álbum não maravilhoso mas definitivamente melhor do que tudo que caiu antes dele na lista.
Número 14: Kiln House

Acho a arte do Kiln House muito bonita, gosto do desenho e das cores da capa, mas é uma pena que a melhor coisa desse lançamento seja a sua arte, pois a música, apesar de não ser horrível, não é o melhor que Fleetwood já fez. Nesse álbum, por algum motivo, a banda também tentou fazer um som mais puxado ao de música Country - isso vindo de alguém que nunca ouviu música Country, então talvez eu esteja viajando completamente nisso.
As músicas que se destacam aqui são This Is The Rock (Me lembra Led Zeppelin... Curiosamente), Station Man, Hi Ho Silver e Mission Bell. No geral a qualidade da música não varia muito, mas o problema é que, por natureza, a qualidade geral do álbum já é baixa, sendo assim, é um lançamento mediano de início a fim.
Número 13: Then Play On

Then Play On é o melhor desses primeiros álbuns da banda. Aqui eles experimentaram muito mais o seu som, até mesmo com o Rock Progressivo, só que o resultado foi muito melhor do que tudo que foi colocado abaixo dessa posição. A arte também não é incrível mas também não é péssima - já vi artes piores.
Falando das músicas em si: Coming Your Way, When You Say, Rattlesnake Shake, Without You, Oh Well (Pt. 1) e Oh Well (Pt. 2) e por fim, The Green Manalishi são as melhores músicas do álbum. Definitivamente este é o primeiro álbum deste ranking que eu diria que é bom de verdade, enquanto todos os anteiores foram de medianos para baixo.
Número 12: Penguin

Penguin é um álbum bom, mas não o melhor da banda. As músicas aqui são definitivamente boas, temos por exemplo: Remember Me, Bright Fire, The Derelict, Did You Ever Love Me, Night Watch e Caught in the Rain, mas ele foi um álbum lançado no fim da era que podemos chamar de Era do Peter Green e sua influência sobre a banda, enquanto que dentro de 2 anos a banda iria se consolidar como o Fleetwood Mac que a maior parte das pessoas realmente conhece.
Dessa forma, é um álbum bom, para a época em que foi lançado, mas não se compara aos melhores que a banda fez futuramente.
Número 11: Behind the Mask

Behind the Mask já tem aquele som mais do Pop-Rock que a banda fez a partir de 1974, porém, aqui ele é muito puxado na direção do Ballad Rock, o qual eu não gosto muito. Basicamente todas as músicas aqui são Ballads, temos Skies the Limit, Love Is Dangerous, Affairs of the Heart, Behind the Mask, Hard Feelings e When It Comes to Love, como as melhores músicas do álbum, mas pelo motivo o qual já expliquei anteriormente, não gosto do resultado desse álbum, sendo assim, ele fica nessa posição.
Número 10: Time

Time foi lançado após o Behind the Mask e foi o segundo álbum da banda da década de 1990, sendo estes dois os únicos lançados nesse período. Esse sofre do mesmo problema: Pop-Rock misturado com Ballad Rock e basicamente a maior parte das músicas são apenas Ballads. A diferença é que, de uma forma geral, acredito que esse é um álbum melhor do que o anterior, as músicas são mais memoráveis.
Algumas boas são Talkin' to My Heart, Winds of Change, Sooner or Later, I Wonder Why, All over Again e These Strange Times. É incrível quantas bandas de Rock ou Metal que faziam músicas ótimas nos anos 70 ou 80 acabaram fazendo álbuns péssimos na década de 90... Há poucas exceções, como Pink Floyd, também bandas que começaram nessa década não se aplicam a esse problema, como Opeth e Katatonia, mas se você ouve bandas desse periodo, com certeza entende do que eu estou falando.
Número 9: Bare Trees

Bare Trees é inesperadamente um álbum muito bom. Já vou falar da arte de primeira: muito bonita. Adoro esse fundo branco com as silhuetas das árvores, no meio dessa neblina. É uma arte que me lembra muito Wind and Wuthering da banda Genesis, assim como de certa forma, a música também me lembra daquele álbum.
As músicas que aqui se destacam são The Ghost, Sunny Side of Heaven, Bare Trees, Sentimental Lady e Spare Me a Little of Your Love. No fim é um álbum que eu recomendaria você ouvir, assim como o próximo dessa lista, como sendo os dois melhores lançamentos do "período Peter Green" da banda.
Número 8: Mystery to Me

Mystery to Me tem uma arte horrenda, mas pelo menos a música é muito melhor do que a capa. Esse álbum é um daqueles o qual o quanto mais eu ouço, mais eu gosto. Ele é bem memorável, e quase que é um álbum perfeito - a maior parte das músicas não decepciona.
Emerald Eyes, Believe Me, Just Crazy Love, Hypnotized, Miles Away, For Your Love e Why seriam as melhores desse lançamento, mas de forma geral, é um álbum que recomendo bastante você ouvir caso esteja interessado na banda. De uma forma mais específica, caso queira ouvir os primeiros anos da banda, esse é um álbum essencial, mas caso queira ouvir o "Fleetwood Mac de verdade", aquele do Rumours, eu diria que esse é um álbum recomendado mas que não faria falta caso você não o queira ouvir.
Número 7: Heroes Are Hard to Find

Heroes Are Hard to Find marca quando a banda pivotou, com membros novos, deixou o Blues Rock mais de lado, porém, sem o abandonar, enquanto que seguiu mais numa direção do Pop-Rock, mas aqui especificadamente, eles ainda tentaram fazer um Rock Psicodélico, como podemos ver em músicas como Coming Home e Bermuda Triangle, e o resultado foi muito bom.
As outras músicas também são muito boas, temos Heroes Are Hard to Find, Angel, Bad Loser, Silver Heels, entre outras. Posso dizer que esse é o primeiro álbum deste ranking o qual não há sequer uma música ruim, e dessa forma, agora chegamos na melhor parte da discografia do Fleetwood Mac. Por fim, essa arte é tenebrosa.
Número 6: Say You Will

Say You Will é o álbum mais recente da banda, sendo lançado em 2003. Ele viu o Fleetwood abandonando aquele Ballad Rock dos anos 90 e voltando ao som do Rumours, só que, no lugar da temática mais em volta de Romance, amor, eles falam sobre coisas mais contemporâneas, sobre o ser humano. Temas como guerras, o 9/11, conflitos entre pessoas, ódio, dar segundas chances para pessoas que erraram, entre outros temas como esses. Eu pessoalmente gostei muito dessa direção, pena que tivemos apenas um - e jamais teremos outro - álbum com essa temática por parte do Fleetwood.
As músicas que mais se destacam são What's the World Coming To, Thrown Down, Red Rover, Peacekeeper, Smile at You e basicamente todas as outras músicas do álbum são boas, é uma ótima experiência de início a fim. A minha favorita seria a música título Say You Will, definitivamente a melhor aqui presente e, não apenas isso, mas também uma das melhores músicas que a banda já fez em toda a sua carreira.
Número 5: Fleetwood Mac

É muito bizarro que a banda tenha dois self-titles, mas aqui estamos com o segundo álbum "Fleetwood Mac", só que a diferença é que esse é muito superior ao lançado pelo Peter Green. Podemos falar da arte, memorável, é claro, e também a fonte usada no nome da banda é muito curiosa. Gosto dessa direção de arte, com a foto em preto e branco, algo que veremos também com Rumours, e pena que abandonaram por aí essa ideia, gostaria de ter visto outros vários álbuns com uma arte nesse estilo.
Foi um álbum que de início, não gostei muito. Precisei ouvir ele várias vezes para realmente apreciar a música aqui presente. Sendo assim, as músicas que se destacam são Monday Morning, Rhiannon, Over My Head, Say You Love Me, Landslide e World Turning, mas assim como os outros álbuns até este ponto, é uma experiência incrível de início a fim, e dessa forma, recomendo que ouça este álbum inteiro.
Número 4: Tango in the Night

Tango in the Night é um álbum essencial caso você queira ouvir Fleetwood Mac, assim como também o item anterior e os próximos 3 dessa lista. Além da arte ser este quadro curioso, a música aqui também é bem distinta do resto dos álbuns da banda. Claro, eles ainda mantém a mistura Blues/Pop-Rock, mas a sensação aqui em comparação com outros álbuns da época é bem diferente. Um álbum lançado logo antes do período que se aprofundaram no Ballad Rock, e é possível ouvir aqui este som que viriam a fazer nos anos 90, porém, esse lançamento continua mantendo um som poderoso e marcante por parte da banda.
Falando sobre as músicas em si, temos Big Love, Seven Wonders, Everywhere, Caroline, Tango in the Night, Family Man, entre outras, todas são muito boas e garantem que esse álbum seja merecedor dessa posição alta neste ranking.
Número 3: Mirage

Mirage foi inesperadamente um álbum que eu acabei gostando muito. Ele é bem acessível, uma música muito Pop, direcionada para um público mais amplo, e eu sendo eu, normalmente não gosto de música que é acessível demais, Pop demais, mas no caso do Fleetwood Mac, eles fazem um trabalho tão bom com seus álbuns que eu acabo ignorando isso e deixando de lado.
Aqui temos as músicas Love in Store, Can't Go Back, Book of Love, Gypsy e Hold Me como destaques da música. Mas de uma forma geral, assim como já disse incontáveis vezes nesse ranking, é um álbum bom de início a fim e que recomendo você ouvir.
Número 2: Tusk

Tusk é outro dos álbuns mais longos da banda e um dos mais experimentais. Ele é bem similar ao Then Play On, nesse quesito, mas creio que a experimentação que é feita aqui é muitas vezes superior ao daquele álbum. Eu diria que a coisa menos interessante dele é a arte, onde temos esse cachorro mordendo a calça de alguém, e basicamente é isso.
Dessa forma, vou mencionar as minhas músicas favoritas do lançamento: Over & Over, Save Me a Place, Sara, Storms, That's All for Everyone, Not That Funny, Sisters of the Moon, Angel e Tusk. Se você for ouvir essas músicas que listei, são no geral as mais experimentais do álbum, as outras são "mais normais", digamos assim, mas de qualquer forma, esse lançamento apenas não é o melhor da banda pois eles tiveram um outro o qual é incomparável.
Número 1: Rumours

Rumours tinha que ser o número 1, sem dúvida alguma. Simplesmente algumas das melhores músicas de todos os tempos estão aqui. Esse é o álbum que elevou a banda ao maior sucesso de sua carreira e também é o álbum que as pessoas normalmente pensam quando se fala de Fleetwood Mac. Voltando um pouco também, temos essa linda arte - e que pena que eles abandonaram essa direção de arte para as capas dos próximos álbuns!
As músicas aqui que prefiro são Second Hand News, Dreams, Never Going Back Again, Don't Stop, Go Your Own Way, You Make Loving Fun e I Don't Want to Know, mas assim como já disse incontáveis vezes anteriormente, todas as músicas aqui presentes são inesquecíveis. Mesmo que você não esteja interessado em ouvir a discografia de Fleetwood Mac, esse é um álbum que você precisa ouvir pelo menos uma vez na sua vida, sem sombra de dúvidas. É o melhor que a banda já fez, assim como também é um dos melhores álbuns de todos os tempos.




Comentários