top of page

Bruce Dickinson: Discografia Ranqueada

Introdução ao Bruce Dickinson

Todos sabemos quem Bruce Dickinson é, sendo assim, não há necessidade dessa introdução, ainda assim, aqui estamos com uma introdução ao Bruce Dickinson, de qualquer forma. Vocalista da famosa banda Iron Maiden - uma banda a qual já ranqueamos a discografia aqui no blog - ele também tem sua própria carreira solo, e, como veremos, uma carreira a qual nos proporcionou alguns álbuns incríveis, enquanto que outros bons, mas não tão memoráveis. Sendo assim, vamos ranquear a discografia do Bruce (junto da ajuda do meu sócio), lá vamos nós!

bruce dickinson

Número 7: Balls to Picasso

balls to picasso

Balls to Picasso, não é um álbum ruim por si, mas consideramos ele sim, o álbum mais fraco feito pelo Bruce. Este lançamento tem um som mais puxado para um Rock mais acessível, mais do lado do Pop, o que acaba tornando esse álbum acessível demais, sendo esse exatamente o problema com esse lançamento.

As músicas de mais destaque aqui são Cyclops, Hell No, 1000 Points of Light, Laughing In the Hiding Bush, Change of Heart e Tears of the Dragon, mas no geral, a qualidade de todas as músicas aqui se mantém no mesmo nível.


Número 6: Tattooed Millionaire

tattooed millionaire

Tattooed Millionaire tem um som muito parecido com o item anterior dessa lista, porém, a diferença é que, no geral, as músicas aqui presentes são mais memoráveis e por padrão são melhores. Dessas músicas, as que se destacam são Tattooed Millionaire, Born In '58, Hell On Wheels, All the Young Dudes, Lickin' the Gun e No Lies.

Ainda assim, esse álbum continua com o som acessível do item anterior, e da mesma forma, a qualidade de todas as músicas aqui se mantém no mesmo nível, sem muita variação, e com o som acessível, acaba sendo o motivo de estar nessa posição no ranking.


Número 5: Tyranny of Souls

tyranny of souls

Tyranny of Souls é um álbum curioso, ele é mais puxado para o lado do Heavy Metal, diferentemente dos itens até agora, mas dos álbuns desse gênero que o Bruce fez, é o mais fraco deles. Com um tom maligno, com várias temáticas relacionadas com demônios e o inferno, o que, remetendo ao Number of the Beast, é uma característica muito interessante.

As músicas que se destacam aqui são Abduction, Soul Intruders, Navigate the Seas of the Sun, Power of the Sun, Devil On a Hog, Believil e A Tyranny of Souls. Esse álbum não está numa posição mais alta pois vemos ele como uma versão mais fraca do álbum The Chemical Wedding, o qual aparecerá na lista em seguida.


Número 4: Skunkworks

skunkworks

Skunkworks é um álbum curioso, ele é o único lançamento do Bruce puxado ao lado do Rock Alternativo, gênero o qual nunca mais foi revisitado por ele. A arte é interessante, assim como também as músicas são muito boas. Outro detalhe que vale destaque é que, sonoricamente, esse álbum lembra muito o lançamento Brave New World pelo Iron Maiden, sendo aquele um dos melhores álbuns daquela banda.

Space Race, Back from the Edge, Inertia, Faith, Dreamstate, I Will Not Accept the Truth, Octavia e Innerspace são as músicas que mais se destacam, mas no geral, é um álbum muito bom e que se destaca dentro da discografia do Bruce.


Número 3: The Mandrake Project

the madrake project

The Mandrake Project é o álbum mais recente do Bruce, sendo lançado ano passado, em 2024, e é o álbum dele com o som mais próximo do material feito pelo Iron Maiden. Aquele som clássico do Heavy Metal.

Todas as músicas aqui são memoráveis e possuem um tom "épico". Temos Afterglow of Ragnarok, Many Doors to Hell, Eternity Has Failed e Sonata (Immortal Beloved) são as que se destacam do resto, porém, o problema desse álbum são as músicas Mistress of Mercy, Face In the Mirror e Shadow of the Gods, as quais são músicas com uma qualidade muito inferior do resto do álbum, sendo esse o motivo dele não estar numa posição mais alta.


Número 2: The Chemical Wedding

the chemical wedding

The Chemical Wedding é um álbum muito bom. Sua capa é muito memorável também, e outro detalhe que melhora muito mais a qualidade desse lançamento é o fato dele ser um Concept Album!

As músicas que se destacam aqui são King in Crimson (esse título me lembra King Crimson, por motivos óbvios), Chemical Wedding, Book of Thel, Gates of Urizen, Jerusalem, Trumpets of Jericho e The Alchemist. No geral, a qualidade da música é muito boa e é um lançamento que recomendamos muito!


Número 1: Accident of Birth

accident of birth

Accident of Birth é, definitivamente, o melhor álbum feito pelo Bruce. Além de ter a capa mais memorável de todas dele, também é o álbum que tem as melhores músicas.

Freak, Toltec 7 Arrival, Starchildren, Road to Hell, Man of Sorrows, Accident of Birth e The Magician são as mais memoráveis de todos as músicas, mas a minha favorita é definitivamente Taking the Queen.

Sendo ele o melhor lançamento do Bruce, é outro dos álbuns mais puxados ao lado do Heavy Metal, porém sem abandonar o som clássico da carreira solo dele, e também sem se aproximar demais do som do Iron Maiden. De qualquer forma, é o álbum número um da discografia do Bruce, e se você quiser ouvir o melhor material dele, é este lançamento que recomendamos!


Bônus: Tierlist

tierlist

Como bônus deste post, aqui está o Tierlist que eu e meu sócio fizemos para criar este ranking do Bruce. No geral, não foi necessário uma categoria F, enquanto que a C criamos mais por conveniência para dar ênfase à diferença entre os dois primeiros (ou últimos) itens da lista. A maioria dos itens acabou na categoria A, enquanto que os melhores dos melhores ficaram no S, como era de se esperar.

Comentarios


bottom of page