top of page

Attack on Titan em 2024, vale a pena? (Spoilers)

Atualizado: 30 de nov. de 2024

Attack on Titan em 2024, vale a pena? (Spoilers)

Poster da 4° temporada de attack on titan

Attack on Titan em 2024, vale a pena? (Spoilers). Há muito tempo, assisti à primeira e segunda temporada do anime Attack on Titan. Quando descobri, no final dessa ocasião, que o anime não terminava com a história completa, decidi ler o mangá. De forma inesperada, o mangá também não estava finalizado. Lembro que o capítulo mais recente contava sobre o momento em que Grisha foi levado a Paradis para se tornar um titã pelos Marleyanos.

Perdi o interesse ao descobrir que nem o mangá estava completo e segui com a vida. Porém, anos depois, agora com o anime finalizado e o mangá também, resolvi assistir de novo e ver se realmente a história era tão boa assim. Já adianto que sim, é uma história incrível.

De forma resumida, acompanhamos Eren Yeager, um garoto que vive em um mundo pequeno, cercado por muralhas. Além delas, há uma terra devastada dominada por titãs, monstros que vivem para devorar humanos. Um dia, o portão da muralha mais externa, chamada Maria, é destruído por um titã colossal de 60 metros, maior até que a muralha, que tem 50 metros de altura, sem contar a base subterrânea de 10 metros.

Com o desenvolvimento da história, descobrimos que existem 9 poderes de titãs, que só podem ser controlados por Eldianos, o único povo capaz de se transformar em titãs. Entre esses poderes, o próprio Eren possui dois, e mais tarde na trama ele adquire um terceiro. Descobrimos também que os titãs são, na verdade, Eldianos transformados após serem injetados com um líquido especial, e apenas aqueles que têm um dos 9 poderes podem controlar seu titã e retornar à forma humana. É revelado que o mundo fora das muralhas é semelhante ao nosso, na era pós-Vitoriana, exceto pelo fato de que a nação de Marley possui o poder dos titãs e o usa como arma contra outras nações.

Após uma guerra entre Paradis, a ilha onde a maioria dos Eldianos vivia, e Marley, Eren consegue despertar todos os titãs colossais contidos nas muralhas (sim, as muralhas são formadas por titãs). Eles destroem metade do planeta, eliminando 80% da população humana, até que Mikasa acaba com Eren, matando-o.

Bem, resumi 4 temporadas ou 34 volumes de mangá em alguns parágrafos, mas recomendo que leia ou assista, caso ainda não tenha feito. Se você chegou até aqui sem ter visto nenhum dos dois, é porque provavelmente não se importa com o alerta de spoilers no título.

Sinceramente, achei a história quase perfeita. Acho que a única parte que poderia ser diferente é a introdução de Marley. Vemos apenas uma batalha deles contra um inimigo inspirado pelo Império Otomano. Seria melhor se tivessem incluído mais cenas e detalhes sobre esse conflito, mostrando mais do resto do mundo e dos personagens que foram introduzidos nessa parte da história.

Outra coisa que poderia ter sido mais bem explorada é a "guerra" entre Paradis e Marley. Gostei muito da batalha em Liberio, a capital de Marley, especialmente quando Eren se transforma e Armin usa o titã colossal para destruir a marinha inimiga. Mas teria sido interessante ver mais confrontos entre eles, mostrando táticas de ataque surpresa dos Eldianos e retiradas rápidas em outras áreas de Marley.

No geral, achei o resto da história muito bom, até o final. Sou um dos poucos que gosta do final de Attack on Titan, pois acho que o desfecho combina com a personalidade de Eren desde o início. Desde o começo, ele queria um mundo vazio além das muralhas e, mais tarde, acabar com todos os titãs (ou, nesse caso, com toda vida) fora das muralhas.

No fim, digo que sim, vale a pena assistir ou ler essa história. Até hoje, ela continua forte e foi muito bem feita pelo mangaká Hajime Isayama, assim como o anime, apesar de achar a primeira temporada um pouco lenta, poderia ter sido planejada e apresentada de uma forma mais rápida. De qualquer forma, me arrependo de não ter assistido o anime assim que foi finalizado e de ter demorado tanto para assistir novamente.

留言


bottom of page